Exposições Fotográficas

Parque Atlântico - Piso 0

Sociedade e Vida - Visões no Feminino

“ Sociedade e Vida – Visões no Feminino “

A exposição fotográfica “ Sociedade e Vida – Visões no Feminino “ tem como finalidade apresentar a Mulher nos mais variados papéis sociais, enquanto profissional no feminino, e insere-se nas inúmeras comemorações do Dia Internacional da Mulher, assinalado, anualmente, a cada dia 8 de Março.

Muitos foram os avanços no que diz respeito às conquistas dos direitos das mulheres mas, há ainda imenso por fazer e conquistar. Todos os dias, as mulheres deparam-se com injustiças, barreiras e entraves tanto para desempenharem os seus deveres como para usufruírem dos seus direitos como cidadãs livres.

Ainda que, a cada 8 de Março a Mulher seja celebrada, a cada segundo que passa muitas atrocidades são cometidas contra as mulheres por todo o mundo. Desde as diferenças salariais aos padrões sociais, a Mulher continua a lutar por um lugar que é seu por direito. Muitas ainda lutam pelo direito à liberdade, ao voto e o direito à plenitude do seu corpo, como ser que sente e deseja, sem que esse direito lhe seja atrozmente mutilado.

A Mulher está presente em tudo. Desde a concepção do ser humano, na sua gestação, amamentação, criação, educação e formação e em toda a organização e dinâmica familiar. Sempre lhes são atribuídas as tarefas mais peculiares pois que “nasceram para cuidar”. Para além destas magníficas competências de cuidadoras as mulheres possuem muitas mais qualidades e capacidades e, não só podem, como devem desempenhar a sua vocação, segundo a sua vontade em profissões e cargos que no passado não lhes eram permitidos ocupar, por serem consideradas menos capazes, mais fracas ou até menos inteligentes.

O mundo caminha, constantemente, num processo evolutivo e nesta evolução as mulheres têm um papel preponderante, como dinamizadoras, participantes e principalmente como agentes de mudança, tanto da sua vida como na vida de outras mulheres. É urgente que as mulheres aprendam o significado de sonoridade e o coloquem em prática.

Esta reunião de fotografias pretende mostrar ao mundo mas, principalmente a todas as mulheres que podem ocupar o seu lugar no mundo, por direito próprio, que podem ter a sua profissão de sonho, que podem e devem acreditar nas suas capacidades e competência.

O lugar da mulher é no mundo. O mundo humano é filho de mulheres. O fotógrafo José Santos através da sua lente pretende sensibilizar para a problemática da Igualdade de Direitos e oportunidades mas também mostrar que muitas já são as mulheres que fazem a diferença no mundo laboral. Em qualquer que seja a profissão a Mulher deve ser respeitada e dignificada, sendo que todos os cargos, em que área for, são de imensa importância.

Sandra Fernandes